Como desenhar uma garota passo a passo [12 Passos]

Este tutorial de doze etapas mostra como desenhar uma garota no estilo de desenho anime. Inclui exemplos ilustrados detalhados junto com proporções e instruções de desenho.

Como desenhar uma garota

Desenhar pessoas mesmo em um estilo de desenho anime pode ser um pouco desafiador. Para tornar as coisas mais fáceis, este tutorial divide o desenho em 12 estágios que mostram como desenhar e posicionar as diferentes partes da cabeça e do rosto.

Se desenhar no papel, você definitivamente deve começar com um lápis, pois precisará apagar certas partes do personagem entre as diferentes etapas. Para tornar o apagamento mais fácil, você também deve fazer linhas bastante claras. As linhas nos exemplos escurecem para que sejam mais fáceis de ver. Você pode escurecer suas linhas quando estiver quase terminando o desenho.

Etapa 1 - Desenhe o topo da cabeça



Antes de desenhar qualquer parte da cabeça ou rosto, pode ser útil desenhar uma linha vertical reta no meio da página / área de desenho. Esta linha pode funcionar como um guia para ajudá-lo a ver se os dois lados da cabeça / rosto são uniformes. Também pode ajudá-lo a centralizar o desenho na página.

Em direção à extremidade superior da linha, desenhe um círculo que representará o topo da cabeça. Tenha cuidado para não puxá-lo muito para cima, pois você precisará deixar algum espaço para o cabelo.

Etapa 2 - Desenhe a parte inferior do rosto



Descendo do círculo que representa o topo da cabeça, desenhe a parte inferior do rosto semelhante ao que é mostrado no exemplo. Como se trata de um personagem de desenho animado estilizado, essa parte do rosto será desenhada em tamanho menor do que em pessoas reais com um queixo pontudo.

Apague a parte inferior do círculo depois de terminar, para que a cabeça se pareça com o exemplo da próxima etapa.

Etapa 3 - Desenhe o pescoço / ombros



Embora este tutorial se concentre em desenhar a cabeça / rosto, é uma boa ideia adicionar um pouco do corpo ou seu desenho ficará estranho.

Descendo pela parte inferior da cabeça, acrescente o pescoço e um pouco dos ombros. Novamente, como este é um personagem estilizado, torne o pescoço bastante fino em comparação com a cabeça. Você também pode fazer os ombros bem pequenos em relação à cabeça (quando comparados às proporções de pessoas reais).

Etapa 4 - Desenhe as orelhas



Para posicionar as orelhas, desenhe-as com o topo próximo ao ponto médio horizontal da cabeça e a parte inferior a meio caminho entre ele e o queixo, como mostrado no exemplo acima.

Você não precisa desenhar todas as linhas-guia, mas é uma boa ideia adicionar a linha que divide o rosto ao meio horizontalmente (você pode estimar o resto). Você também não precisa desenhar nenhum dos detalhes internos das orelhas (neste estágio), pois a maioria deles será coberta pelo cabelo (adicionado em etapas posteriores).

Etapa 5 - Desenhe os olhos



Desenhe os olhos abaixo do ponto médio horizontal da cabeça, semelhante às orelhas. Como se trata de um personagem de desenho animado onde você desenha a parte inferior dos olhos pode depender de quão grande você deseja que eles sejam.

Vire os olhos ligeiramente para baixo em direção ao meio da cabeça.

Desenhe as íris com o topo ligeiramente coberto pelas pálpebras superiores, caso contrário, os olhos parecerão estar fixos.

Etapa 6 - Desenhe as sobrancelhas



Desenhe as sobrancelhas um pouco acima dos olhos. Torne-os mais grossos em direção ao meio do rosto e mais estreitos em direção às orelhas. Você também pode posicioná-los um pouco mais perto do meio do rosto.

Etapa 7 - Desenhe o nariz



Para desenhar o nariz, posicione-o com a parte inferior a meio caminho entre a parte superior dos olhos e a parte inferior do queixo.

Você pode mostrar a ponta / parte inferior do nariz com apenas uma linha ondulada. Em seguida, desenhe cada um dos lados com apenas uma pequena curva.

Por fim, desenhe apenas uma sugestão da ponte do nariz com uma longa curva indo de sua parte inferior até as sobrancelhas.

Não desenhe o outro lado da ponte ou o nariz ficará estranho.

Etapa 8 - Desenhe a boca



Para finalizar a colocação dos traços faciais desenhe a boca. Posicione a boca com o lábio inferior entre a parte inferior do nariz e a parte inferior do queixo.

Neste caso, a boca será desenhada com um leve sorriso, por isso ficará um pouco mais larga do que seria em seu estado natural. Toda a sua forma também será ligeiramente curvada para cima.




Desenhe o lábio inferior quase como uma grande curva e o lábio superior em forma de uma letra “M” achatada. Desenhe a boca (área entre eles) como uma curva também.

Depois de concluir esta etapa, você pode apagar qualquer uma das linhas-guia que usou para colocar as características faciais.

Etapa 9 - Desenhe o cabelo



Ao desenhar este estilo de cabelo específico, você pode pensar nele dividido em duas partes. A frente / lados (mostrados em vermelho) e a parte traseira (mostrados em verde).

Desenhe a seção frontal primeiro e depois adicione a seção posterior.

Quando terminar de delinear o cabelo, você pode apagar as partes do rosto que estão cobertas por ele.

Caso você esteja se perguntando por que teve que desenhar as partes da cabeça cobertas pelo cabelo é para evitar cometer erros. É muito mais fácil estimar o volume do cabelo e posicionar as orelhas se você puder ver toda a cabeça.

Etapa 10 - Desenho de linha concluído



Nesta fase, repasse o seu desenho com linhas mais escuras e adicione os menores detalhes das características faciais, bem como um toque de roupa.

Para os detalhes dos olhos, faça o seguinte:




Desenhe a forma básica dos olhos e íris (já deve ser feito na etapa anterior)
Adicione as pupilas
Desenhe os destaques (reflexos de luz nos olhos) sobrepondo as partes da pupila e apague as partes que se sobrepõem (faça com que os contornos mal sejam visíveis para que mais tarde se misturem à cor)
Adicione um toque das pálpebras
Preencha as pupilas com preto (ou sombreie-as com um lápis) e adicione uma área escura / preta acima delas como mostrado no exemplo
Adicione alguns cílios

Para desenhar diferentes tipos de expressões oculares neste mesmo estilo, consulte:

Etapa 11 - colorir o desenho



Embora o desenho do exemplo seja colorido digitalmente, uma maneira fácil de colorir um desenho como este no papel é com lápis de cor. Os marcadores podem ser muito brilhantes e as tintas podem manchar ao tentar preencher os detalhes menores do rosto.

Você pode usar praticamente qualquer combinação de cores que desejar, mas no exemplo é feito da seguinte maneira:
cabelo castanho
Olhos verdes
Lábios rosados
Camisa azul / rosa

Você também notará que há algumas mechas em seu cabelo. Você pode adicioná-los simplesmente colorindo ao redor deles e sombreando levemente sobre eles com a mesma cor do cabelo (para que não fiquem muito brilhantes).

Há também um pequeno destaque nos lábios que você pode adicionar pintando ao redor.

Etapa 12 - Adicionar algumas sombras e finalizar o desenho da garota




Para fazer o desenho parecer um pouco menos “plano”, você pode adicionar um sombreado bem básico escurecendo algumas áreas do desenho. Você pode fazer isso repassando partes das áreas coloridas com um lápis comum ou usando um tom mais escuro de qualquer cor que você escolher.

Geralmente, a forma como as sombras aparecem em qualquer coisa é baseada na iluminação. Para manter as coisas simples, o rosto dessa garota será sombreado como se ela estivesse ao ar livre em um dia ensolarado ou dentro de uma sala bem iluminada.

Adicione o sombreamento nos seguintes lugares:

Pequenas sombras ao redor das pálpebras
Sombra na parte interna das orelhas (pouco visível)
Sombra minúscula abaixo do nariz
Sombra em todo o lábio superior (tornar tudo mais escuro)
Sombra grande no pescoço (caixa pela cabeça) com formato semelhante ao queixo
Grande sombra no cabelo na área entre as costeletas e o pescoço

Conclusão

Desenhar pessoas (mesmo em um estilo de desenho animado) pode ser bastante difícil. No entanto, você pode simplificar o processo usando a abordagem de desenho certa. Isso significa começar com as partes maiores da cabeça / face e trabalhar nos detalhes menores. Também é uma boa ideia usar pelo menos algumas linhas de orientação básicas (como a linha vertical na etapa 1) e ter em mente as proporções do personagem que você está desenhando. Ao fazer isso, você pode minimizar seus erros e tornar o processo de desenho mais gerenciável e fácil de entender.
Previous Post
Next Post

post written by:

Um comentário: